top of page
INÍCIO
surgeon-writing-down-some-operation-notes_edited.jpg

CIRURGIA BARIÁTRICA 

Minha atuação nas mudanças alimentares do paciente  iniciam antes mesmo da própria cirurgia.

É importante haver correções de eventuais deficiências nutricionais presentes em pré-operatório, corrigir maus hábitos alimentares, instituir uma rotina de adequações comportamentais, identificar os gatilhos de eventuais compulsões alimentares, reduzir o risco cirúrgico através da perda de peso e abordar com o paciente e seus familiares as mudanças que ocorrerão no pós-operatório. Nesse momento, é fundamental que o paciente compreenda a importância do seu comprometimento com bons resultados e que desenvolva uma relação de empatia e confiança comigo para melhores resultados.

Após a cirurgia bariátrica, o estômago é reduzido para uma capacidade gástrica de aproximadamente 50ml e parte do intestino excluído do trajeto alimentar. Tudo isso visando promover uma perda ponderal através da restrição de quantidade alimentar e nutrientes a serem absorvidos. Sendo assim, minha atuação está focada em orientar o paciente a fazer escolhas alimentares mais adequadas, evoluir as consistências alimentares da dieta de modo a manter a integridade cirúrgica e suplementar adequadamente nutrientes.

Desta forma, o  meu acompanhamento nutricional buscará o bem-estar físico e emocional do meu paciente, através da seleção dos alimentos que contenham os nutrientes mais saudáveis e que estejam adequados às suas necessidades, para que a rápida perda de peso não leve à desnutrição ou ao temível reganho de peso, caso o paciente não compreenda, desde antes de operar, que bisturi não faz milagre isoladamente.

bottom of page